ENTOMOTROPICA
INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES
A partir de 2020, a ENTOMOTROPICA passa a publicar um volume por ano no esquema de artigo aceito – artigo publicado (publicação rápida).
Todos os manuscritos serão revisados por pelo menos dois especialistas na área, que sugerirão ao Comitê Editorial (CE) sua relevância para publicação. No entanto, a decisão final sobre a aceitação de um manuscrito cabe exclusivamente ao CE.
A ENTOMOTROPICA publica os seguintes tipos de trabalhos:
Artigos científicos. Documentos que descrevem os resultados originais de pesquisas e que não tenham sido publicados anteriormente em outros meios de divulgação.
Artigos de revisão. Revisões sobre tópicos importantes de interesse entomológico que resumam, analisem e discutam informações já publicadas e esbocem opções para pesquisas futuras.
Fóruns. Discussões realizadas por um grupo de especialistas, para analisar os diferentes aspectos de um tema, esclarecer controvérsias ou tentar resolver problemas de interesse em temas relacionados à entomologia.
Notas. Descrições curtas de novas técnicas ou equipamentos, registros de fauna, migrações, novos hospedeiros e outros temas biológicos ou taxonômicos de interesse para os usuários da revista.
Resenhas. Notícias, resenhas ou críticas de livros entomológicos ou com capítulos dedicados à entomologia.
Notas de obituário. Homenagens a entomologistas que contribuíram significativamente para o conhecimento desta ciência.
Os autores que considerarem publicar os resultados de seus estudos na ENTOMOTROPICA devem seguir as instruções descritas abaixo para facilitar o processo:
Apresentação geral dos manuscritos a serem submetidos à revisão
As contribuições são publicadas em espanhol, inglês e português. O manuscrito deve ser o mais conciso possível, e dois arquivos devem ser enviados contendo:
1.- Folha de identificação (em linhas separadas). Título. Nome do (s) autor (es), incluindo endereço de afiliação, e-mail, telefone e código ORCID (se não o tiverem, deverão processá-lo através de: https://orcid.org/). Indique com um asterisco (*) o autor da correspondência. O (s) endereço (s) dos autores deve (m) ser escrito (s) em minúsculas e em itálico.
2.- Corpo do trabalho (em linhas separadas). Título. Resumo. Palavras-chave. Título em inglês (se o trabalho estiver escrito em espanhol ou português). Abstract (se o trabalho estiver escrito em espanhol ou português). Keywords (se o trabalho estiver escrito em espanhol ou português). As seções seguintes devem ser incluídas com subtítulos: Introdução, Materiais e métodos, Resultados, Discussão (os resultados e discussão podem fazer parte da mesma seção), Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Literatura citada. Como o processo de revisão é anônimo, esse arquivo não deve conter nenhuma informação relacionada aos autores.
O título deve ser breve, preciso e refletir o conteúdo do artigo, escrito em letras normais e minúsculas. Os nomes científicos de gêneros/subgêneros e espécies/subespécies devem estar em itálico e acompanhados pelo nome não abreviado do respectivo autor e o ano de publicação.
O resumo e abstract devem ser representativos do trabalho e não meramente indicativos de seu conteúdo, ou seja, devem ser concisos, específicos, não avaliativos e devem expor claramente o propósito e o conteúdo do manuscrito (incluindo os conceitos, os métodos utilizados, as descobertas ou implicações mais importantes e as conclusões). Recomenda-se não exceder 200 palavras.
Palavras-chave e keywords devem ser ordenadas alfabeticamente e separadas por vírgulas. Não devem repetir os termos que aparecem no título.
Subtítulos como RESUMO, ABSTRACTS, INTRODUÇÃO etc. devem ser escritos em letras maiúsculas, separados do texto através de uma linha em branco.
Quanto às seções que seguem ao Resumo, os aspectos descritos abaixo devem ser considerados:
INTRODUÇÃO: Deve apresentar o fundamento racional do estudo e fornecer antecedentes suficientes para a compreensão e avaliação dos resultados.
MATERIAIS E MÉTODOS: Deve descrever o desenho experimental e fornecer detalhes suficientes dos materiais e métodos utilizados na pesquisa, para que outros pesquisadores possam repetir os experimentos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados devem ser expressos de forma clara e simples, e a discussão deve se concentrar em dizer o que eles significam, apresentando os princípios, relações e generalizações que os resultados indicam e sua concordância ou não com trabalhos publicados anteriormente.
CONCLUSÕES: Devem ser apresentadas da forma mais clara possível e resumir as evidências de sustentação.
AGRADECIMENTOS: Se houver, agradece-se qualquer ajuda técnica ou financeira.
LITERATURA CITADA: De preferência, deve ser baseada em trabalhos relevantes ao tema e já publicados.
No texto, os nomes científicos de gêneros/subgêneros e espécies/subespécies devem estar em itálico, por extenso e acompanhados nome do (s) autor (es) (não abreviado) do respectivo táxon e do ano de publicação, quando citados pela primeira vez [ex. Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762); Paromenia venata Young, 1977]; em citações posteriores, os gêneros serão abreviados com a letra inicial; caso dois ou mais gêneros com a mesma inicial necessitem ser abreviados, a utilização de duas letras será permitida de acordo com a convenção do grupo (Ae. aegypti; An. albimanus).
Os trabalhos taxonômicos devem obedecer ao Código Internacional de Nomenclatura Zoológica 2000. Nesse sentido, as descrições de novos táxons devem incluir figuras descritivas de sua morfologia diagnóstica.
Os termos «Tabela» e «Figura» não devem ser abreviados no texto e devem começar com maiúscula. O termo tabela será usado para designar qualquer conjunto de dados apresentados em formato compacto. Será denominado figura qualquer diagrama, desenho, gráfico, fotografia ou mapa. No caso de desenhos traçados, eles devem ser de boa qualidade (no mínimo 300 dpi). As figuras compostas (várias imagens na mesma figura) devem ser indicadas com letras minúsculas correlatas e suas respectivas explicações na legenda da figura. As figuras devem ter uma legenda curta e concisa, e sua numeração deve estar correlacionada à ordem de aparecimento no manuscrito. Na diagramação das figuras, deve-se considerar para as proporções o tamanho ‘folha carta’. Devem ser usadas escalas gráficas contendo a medida e a unidade correspondentes.
As tabelas e figuras devem estar localizadas no final do texto, após a literatura citada em ordem numérica crescente e com a respectiva legenda. O número de figuras e tabelas deve ser limitado ao mínimo necessário para a compreensão do texto do manuscrito.
As medições devem ser feitas de acordo com o sistema métrico decimal, usando as abreviaturas oficiais, sem ponto (a menos que seja o ponto final da frase). Os decimais devem ser separados por vírgula (em manuscrito em espanhol, português e inglês); as unidades de milhar não devem ser separadas por ponto, mas por espaço (1 998 m), com exceção dos anos (2020). Os graus Celsius são indicados como «26°C»; coordenadas geográficas como lat 03°05’10 «N, long 60°18’03» W; a altitude deve ser expressa em mamsl (metros acima do nível do mar); as datas referentes à coleta de organismos devem ser expressas em dia/mês em numeral romano/ano (por exemplo, 12/XI/2012).
No caso de referência a pesticidas, estes devem ser indicados por seus nomes comuns ou técnicos (em minúsculas) e podem ser acompanhados de seus nomes comerciais (em maiúsculas e parênteses).
As citações no texto serão indicadas da seguinte forma: Batemann (1972), (Batemann 1972), Olivares e Angulo (1996), (Olivares e Angulo 1996), Geraud-Pouey et al. (1997), (Geraud-Pouey et al. 1997), Anónimo (1998), (Anónimo 1998), (Batemann 1972, Olivares y Angulo 1996, Geraud-Pouey et al. 1997). Se for uma instituição, usam-se as letras indicativas em maiúsculas, por exemplo: (IDCN 1994).
Na seção LITERATURA CITADA, todos os trabalhos citados devem aparecer em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Quando houver mais de um trabalho do mesmo autor ou grupo de autores, eles primeiro serão citados cronologicamente do mais antigo para o mais recente. Então, se aplicável, o sobrenome do segundo autor será usado e assim por diante. No caso de várias obras publicadas por mesmos autores em um determinado ano, as letras do alfabeto serão usadas para distingui-las. Os nomes dos periódicos devem ser escritos por extenso. As referências devem estar acompanhadas pelo seu código DOI, quando existir.
Revistas
[Anónimo]. 1998 jul 18. Nuevo bachaquicida. El Universal (Caracas); Cuerpo 2:4.
Geraud-Pouey F, Chirinos D, Rivero G. 1997. Dinámica poblacional y daños causados por Gelechiidae minadores en tomate en la región noroccidental del estado Zulia, Venezuela. Boletín Venezolano de Entomología, 12(1):43-50.
Batemann MA. 1972. The ecology of fruit flies. Annual Review of Entomology, 17:493-518.
Olivares TS, Angulo A. 1996. El órgano timpánico en la clasificación de Lepidoptera: Noctuidae. Boletin Venezolano de Entomología, 11(2):155-183.
Gutiérrez Y, Dias LG, Salles FF. 2013. Paracloeodes caldensis (Ephemeroptera: Baetidae), an atypical new species from the Colombian Andes. Zootaxa, 3721 (3): 291-295. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.3721.3.6
Etxebeste I, Pajares JA. 2010. Verbenone protects pine trees from colonization by the six-toothed pine bark beetle, Ips sexdentatus Boern. (Col.: Scolytinae). Journal of Applied Entomology. http://dx.doi.org/10.1111/j.1439-0418.2010.01531.x
Livros
[IUCN] International Union for Conservation of Nature and Natural Resources. 1994. IUCN Red list categories. Gland (Switzerland): mCN. 22 p.
Ross HH. 1948. A textbook of entomology. New York: J Wiley. 532 p.
Schubert C. 1980. Aspectos geológicos de los Andes venezolanos: historia, breve síntesis, el cuaternario y bibliografía. En: Monasterio M, editora. Estudios ecológicos en los páramos andinos. Mérida (Venezuela): Univ Los Andes. p 29-46.
Tese
Pantchenko G. 1978. Arrastre (“Drift”) de insectos bénticos en el Rio Limón, Edo. Aragua [Tesis de Grado]. Caracas: Universidad Central de Venezuela, Fac Ciencias. 57 p.
Processo de envio dos manuscritos para os editores
O método de envio dos manuscritos é através do e-mail, até um novo aviso: entomotropica@gmail.com
O autor deve enviar o manuscrito no formato Word (.doc ou .docx), folha tamanho carta, espaçamento de 1,5 linha, fonte Time New Roman tamanho 12, parágrafos justificados e sem recuo, margens de 2,5 cm em todos os lados.
As notas científicas devem ter um número máximo de 10 folhas, incluindo figuras e tabelas.
Os artigos de pesquisa devem ter no máximo 30 folhas, incluindo tabelas e figuras e outras seções decididas pelo autor.
O uso de neologismos e abreviações não aceitos internacionalmente deve ser evitado.
Na notação numérica, os decimais devem ser separados por vírgulas (,) e as unidades de milhar por um espaço ().
Itálico deve ser usado para locuções latinas; Palavras sublinhadas não são aceitáveis.
Junto com o manuscrito, o (s) autor (es) deve (m) anexar uma carta ao Editor da ENTOMOTROPICA, na qual declara que:
- Todos os autores estão de acordo com a publicação do trabalho nesta revista.
- A informação contida no documento é original, real e autêntica, e que a informação não foi publicada anteriormente ou não se encontra em processo de revisão em outra revista.
- A informação contida não viola nenhum direito autoral ou propriedade intelectual, nem contém declarações ofensivas, difamatórias ou discriminatórias.
- Durante a realização do trabalho, foram seguidas as normas de bioética correspondentes.
- Toda a informação de contatos fornecida é precisa e correta.
Para facilitar o processo de revisão por pares, o (s) autor (es) pode (m) sugerir pelo menos dois revisores com experiência na área para avaliar o manuscrito, detalhando os endereços de e-mail e instituições às quais pertencem. Finalmente, o Comitê Editorial tomará a decisão e entrará em contato com os revisores que realizarão o processo de revisão.
Aceitação definitiva dos manuscritos para publicação na ENTOMOTROPICA
Durante o processo de avaliação, o editor o manterá informado por e-mail sobre o progresso da revisão do seu manuscrito.
O trabalho poderá ser aceito em uma das seguintes categorias (a) aceito sem modificações; (b) aceito com pequenas modificações ou (c) aceito com grandes modificações. De qualquer forma, o editor enviará os resultados da avaliação dos revisores para que sejam realizadas as correções sugeridas; o editor também pode sugerir correções.
O manuscrito aceito com modificações deve ser corrigido e encaminhado ao editor dentro do prazo estabelecido para esse fim, pelo e-mail entomotropica@gmail.com.
Para manuscritos aceitos contendo numerosas ilustrações, ou seja, várias figuras compostas por um conjunto de desenhos, fotografias, mapas ou gráficos individuais, cada figura deve ser enviada nos formatos .tiff, .jpg ou .png em alta resolução (mínimo 300 dpi) e tamanho real de 15 cm. Serão enviados tantos arquivos quanto o número de figuras contidas no manuscrito. As figuras devem ser mantidas no arquivo do Word (.doc, .docx), no final do manuscrito e em baixa resolução.
Juntamente com o manuscrito corrigido, os autores devem fornecer, pela mesma via, o código ZooBanks do artigo (http://zoobank.org/Register), uma vez confirmada a aceitação para publicação na ENTOMOTROPICA.
DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES
O Comitê Editorial da ENTOMOTROPICA atenderá a qualquer conflito de interesses que possa envolver os autores, revisores e editores. Em nossa revista, conflito de interesses refere-se a uma condição não manifesta, podendo ser pessoal, acadêmica, econômica, política, religiosa ou de outra natureza, que na opinião do Comitê pode influenciar ou interferir de forma inadequada na apresentação, revisão , edição e publicação de um manuscrito. Não é intenção da revista evitar conflitos de interesse dos autores, mas sim, honrando a honestidade que deve reger a pesquisa científica, espera que esses conflitos potenciais sejam declarados e sejam oferecidos elementos de julgamento suficientes para que os leitores e revisores possam determinar, com base em seus próprios critérios, se existe alguma intenção que possa afetar a objetividade da investigação realizada. Portanto, toda solicitação de publicação deve vir acompanhada de declaração de cada um dos autores, especificando se há ou não conflito de interesses com a forma e o conteúdo do documento proposto. Da mesma forma, editores e revisores devem declarar, se for o caso, que não possuem conflito de interesses com a avaliação ou publicação. Consequentemente, nenhum artigo sairá à luz, mesmo que aceite, até que os formulários com cada uma das declarações de conflito de interesses tenham sido recebidos e analisados pela Comissão Editorial, que na salvaguarda dos interesses dos autores e a própria revista, pode solicitar mais informações sobre qualquer uma das declarações apresentadas. Tampouco será publicado artigo com declaração de interesses não resolvida de forma satisfatória. Diante do exposto, cada autor deve preencher o seguinte formulário:
DECLARAÇÃO:
Título do manuscrito: | |
☐ | Declaro que não tenho nenhum potencial conflito de interesses em relação a este manuscrito submetido para consideração para publicação na revista ENTOMOTROPICA, onde apareço como um dos autores |
☐ | Declaro que tenho um potencial conflito de interesses em relação ao referido manuscrito submetido para consideração para publicação na revista ENTOMOTROPICA, onde apareço como um dos autores |
Caso sua resposta seja afirmativa, especifique a situação abaixo:
Título del manuscrito: |
Declaração: |
Nome do autor: |
Data: Firma: |
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE DA AUTORIDADE
A Comissão Editorial da ENTOMOTROPICA está ciente de que qualquer investigação científica deve basear-se em princípios éticos pautados na procura da verdade e do bem-estar social, e que a interação entre os autores e a revista é um ato de boa fé, reconhece que o autor ou Os autores, ao submeter qualquer documento à consideração para publicação, adquirem o compromisso de cumprir os princípios acima expostos e devem responder publicamente pelas consequências de seus escritos. Conseqüentemente, cada autor é solicitado e apreciado a preencher a seguinte declaração:
FORMATO DE DECLARAÇÃO:
Título do manuscrito: |
Certifico que contribuí diretamente para o conteúdo intelectual deste manuscrito, para a gênese e análise de seus dados, pelos quais estou em posição de publicamente responsável por isso e aceito que meu nome conste da lista de autores. Da mesma forma, declaro que o referido manuscrito é fruto de um trabalho original, o qual não foi publicado anteriormente e não foi simultaneamente enviado a outra revista para sua eventual publicação. |
Nome do autor: |
Data: Firma: |
Nota: as instruções para os autores da revista ENTOMOTROPICA foram atualizadas em Outubro de 2020.